Pular para o conteúdo principal

Diálogos 3: O que você foi fazer?

- Mas doutor, não gostei!
- Como assim?
- Do que o senhor fez!
- Mas você está curada!
- Exatamente!
- Não gostou de estar curada?
- Não. Quero a recidiva da minha patologia!
- Não entendo!
- Com todos os sintomas de volta!
- Mas porque? Não se sente melhor assim?
- Defina "melhor"?
- Ora, foram-se as dores, a febre, a tensão muscular. Seus olhos não lacrimejam mais, sua garganta desobstruiu, está respirando melhor! Aquela sensação de aperto no peito e nó no estômago também passou e seu coração não corre mais risco de enfarte. Não tens mais dor de cabeça. Os pés não estão inchados e suas pernas se movimentam livremente agora. Sua saúde está restaurada, minha jovem!
- Mas e o buraco?
- Que buraco?
- O buraco que fica agora! O que eu faço sem sentir isso tudo? Não sinto mais meus pés, minha cabeça, meu estômago, meu coração, não sinto mais nada! Como sei que ainda os tenho se não os sinto?
- Mas eu te garanto, estão aí e funcionando plenamente.
- Sua garantia não me basta. Eu não doo mais, não sei se existo.
- Minha filha, é confuso o que está dizendo. Em muitos anos de prática médica nunca ouvi dizerem...
- Pois é doutor, o senhor não sabe o que faz. Devia ter me perguntado antes.
- Perguntado o que?
- Me explicado! Com certeza, se soubesse que me curar seria assim, não deixaria que tivesse me tratado.
- Mas achei que era isso o que você queria.
- Vocês médicos e suas suposições. Achou mal. Eu tinha o direito de saber que seu tratamento iria me roubar o sentido de ser.
- O sentido de ser? De ser doente?
- Não. Sentir. Eu sentia antes. Agora não sinto mais nada.
- Sentia dores.
- Mas sentia. E agora, o que me resta?
- Saúde.
- Para que?
- Para aproveitar a vida!
- Como vou aproveitar uma vida que não sinto? Veja, nem sei ao menos se tenho um cérebro, não o sinto dentro de minha cabeça! Como posso raciocinar assim?
- Minha jovem, acho que você está muito confusa. Logo se acostuma. É assim que se é saudável, é o que todos buscam.
- Anestesiados? Não, obrigada. Não quero ser saudável se isso significa não me sentir. Quero de volta saber do meu corpo, onde dói!
- Não posso te fazer doente de volta!
- Como não? O senhor curou, agora trate de descurar!
- É contra meus princípios, o juramento que fiz!
- Não me importa! Eu não pedi isso! Quando o procurei, achei que podia me ajudar. Não piorar as coisas.
- Não sei o que fazer agora. Na verdade, nem ao menos entendo direito o que você quer...
- Quero o sentir, o sentido, o sentimento. Que me devolva tudo isso.
- Não sei se posso. Eu havia te curado...
- Faça-o agora!
- Se te beijar...
- Talvez resolva...
- Mas adoecerei também... eu acho...
- Não me importa. Beije-me!
(...)
- Sinto as dores retornarem lentamente. Os sintomas se aproximando. Com o passar dos dias piorarei.
- Era isto que você queria?
- Era, era sim.
- Mais alguma coisa?
- Que você me ligue amanhã.
- Que eu te procure?
- Sim, isto.
- Amanhã ligarei... amanhã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É necessário dividir porque não se cabe em si mesma. Cena 1

Toda casa está apagada; há uma panela besuntada de azeite sobre o fogo alto da primeira boca direita do fogão. O filme está pausado. Toda a casa está apagada. A luz da cozinha lança penumbra sobre a sala e o banheiro. Ela já não cabe em si mesma e não sabe ao certo o que fazer com isso. Sai dois passos além da porta da cozinha, e, segurando o saco com seus últimos milhos, gira noventa graus para se deparar com a sala. Toda a casa está apagada. O que é isso que ela vê? A panela superaquecida fumega sobre a primeira boca direita do fogão, e ela não entende o que vê. Não não entende de um estado confusional, mas de uma certa perplexidade com a realidade. É isso, ela está perplexa com o que parece ser real. Na sala penumbrada os tons de vermelho sobressaem e ela olha vagarosamente da direita para a esquerda, como se quisesse ver, enquanto o filme continua em pausa e a panela fumega prevendo um incêndio que não acontecerá. Ela retoma o curso do fazer. Os milhos caem fazendo estardalhaço sob

Estrangeirismo

Estrangeirismo. Extranjero. Étranger. Étrange. Strange. Stranger. Estranho. Platão, pai da filosofia como nós a conhecemos desta metade da laranja, vê no estranhamento a origem da filosofia. O Homem começa a filosofar porque sente este estranho estranhamento do mundo. Eros é quem filosofa, esse daimon do intermédio que está entre a sabedoria e a falta de recursos. Eros é impulsionamento, e se não lhe houvesse a falta, não lhe haveria o movimento. Por outro lado, temos a já enxovalhada frase que afirma que "o Homem é um ser gregário". Vivemos no outro. Nos constituímos no jogo de identificação e diferenciação com o outro. No olhar do outro. No toque. É preciso estranhar. Mas é preciso pertencer também. A solidão é um tema arquetípico dos mais densos, e pertence ao mundo do estranhamento, da não pertença, do estrangeirismo em todo lugar. Quantas pessoas devem sentir-se assim em todo mundo, estrangeiras em qualquer lugar? "Eu não sou daqui, marinheiro só", deve chamar-

Não feliz.

Tudo bem? Não. Quantos esperam ouvir esta resposta quando cumprimentam alguém? Por que esta é uma resposta possível. Não, não estou bem. Não, as coisas não vão bem, e não, não está tudo bem comigo. Mas não é o que esperam, pois "tudo bem?" não é uma pergunta sincera. É apenas uma expressão idiomática usada para abrir comunicações informais. Quem pergunta não quer realmente saber se vc está bem ou se sofre. Quer apenas introduzir um assunto de interesse de ambos - ou não. E mais: quem pergunta, por mais que se importe, não quer mesmo ouvir que nada vai bem como resposta. É proibido não ser feliz. Se eu pergunto se está tudo bem, a resposta deve ser "sim, tudo vai bem comigo! e com você aí? Vai bem também? Tão bem como vai comigo? Tão bem ou melhor ainda?". Ora, deixem-me em paz! Deixem a tristeza em paz! Não, as pessoas não estão bem sempre e sim, tem horas em que tudo está uma grande merda. Mas por inúmeros motivos, ninguém sabe lidar com isso. Temos todos que se