Pular para o conteúdo principal

Paixão, doença e morte.

Doença, seu sinônimo: patologia. Patologia, etimologicamente do grego, logos, como em todas as logias, com esse sentido adaptado para 'estudo' e pathos, paixão. A Grécia Antiga lidava com as paixões do corpo, termo que foi utilizado até muito recentemente na Idade Média por todos aqueles que ocuparam o lugar de médicos, les medicins. Paixões do corpo, que eram responsáveis tanto pelos aspectos físicos quanto pelo comportamento das pessoas, épocas em que as pessoas eram uma coisa só. E a "cura" não consistia em extinguir, exterminar, eliminar, esconder, se livrar de coisas que pertencem inerentemente ao homem. A cura era o equilíbrio.
Em muitos lugares e épocas foi assim, e buscava-se tal bem estar através de diversos artifícios: intelectuais, desporto, ascetismo, exercícios de mente, corpo e espírito, o TAO. Sounds good to me.
A medicina atual difere um bocado disso. Cura é sinônimo de não morrer, não doer, não sofrer (sabendo que corro o risco de apanhar por esta afirmação...). Febre, dores no corpo, dor de cabeça, na verdade aquilo que não deve ser combatido, mas justamente os sinais que nos indicam que nosso organismo, como um todo, combate algo que tenta avariá-lo, é justamente o que é superficialmente combatido. Como um todo, não importa onde esteja o desequelíbrio, todo o seu corpo se envolve na luta contra o "inimigo". E ninguém foge à guerra. É uma batalha para Sun Tzu algum botar defeito.
Eu quase mesmo posso ver, todo o movimento interno, a febre, o sangue, a digestão, cada dor, tudo movendo-se numa prefeita sinfonia dentro de mim, dizendo a este todo o que fazer: agora descanse; agora beba líquidos; agora sue; agora trema de frio. E é absolutamente assim que funcionamos há aproximadamente 12 mil anos. Com algumas modificações e improvements, é claro.
Este não é um texto para criticar a medicina moderna (nem medicina alguma, cada uma com seu zeitgeist), até porque, para isso eu teria que fazer jus a todos os benefícios alcançados com as ciências modernas, análises comparativas, estatísticas e todo um rol de blábláblá a que não me proponho agora.
Mas este é um texto porque eu sinto, e me ocorre desta forma: prestemos atenção a esta estrutura organizacional a que chamamos eu, com tudo o que lhe cabe. Quando tomo um antibiótico após uns dois dias lutando contra um quadro de batalha qualquer, a imagem que imediatamente me vem à cabeça é todas as partes que me doem, que estão quentes demais, inchadas, vermelhas, dentro ou fora, todos seus soldados já cansados, chamando backups, fazendo contenção de víveres, e gritam agora: "Vejam, reforços! Estamos salvos!!" Por outro lado, quando, ao menor sinal de uma dorzinha de cabeça, enviamos os melhores batedores e a cavalaria dos aliados já para dentro, ouviria os anticorpos recémchegados ao set da batalha, desanimados e injuriados: "Mas estávamos falando algo, não nos ouviram? Mal começamos! Oras, não precisam de nós aqui...", e retiram-se, insatisfeitos, rejeitados, desistem da carreira militar, ficam gordos e flácidos, perdem o manejo das armas, não saberiam mais lutar contra uma criança de 5 anos.
Ok, isso aqui é que parece uma história para uma criança de cinco anos, mas é assim que me sinto hoje - como um campo ativo de batalha, não como uma criança de cinco anos. Uma última reflexão que me assalta: hoje em dia recorremos aos remédios e tratamentos, cada vez mais modernos, que vem em socorro quando nosso todo ameaça perder a batalha, ou, no mínimo, exaurir-se demais. Mas e antigamente? Antigamente, três dias de febre alta, a luta consumindo mais e mais forças, o corpo pedindo arrego... morria-se. Antigamente morria-se, muito mais do que se morre hoje. Por causas muito mais simples. Sentia-se toda essa batalha dentro de si, e sabia-se quando a guerra era perdida. Saber e acompanhar o morrer. Viver o morrer. Morrer é inexorável. Mas sinto que não o sabemos mais fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É necessário dividir porque não se cabe em si mesma. Cena 1

Toda casa está apagada; há uma panela besuntada de azeite sobre o fogo alto da primeira boca direita do fogão. O filme está pausado. Toda a casa está apagada. A luz da cozinha lança penumbra sobre a sala e o banheiro. Ela já não cabe em si mesma e não sabe ao certo o que fazer com isso. Sai dois passos além da porta da cozinha, e, segurando o saco com seus últimos milhos, gira noventa graus para se deparar com a sala. Toda a casa está apagada. O que é isso que ela vê? A panela superaquecida fumega sobre a primeira boca direita do fogão, e ela não entende o que vê. Não não entende de um estado confusional, mas de uma certa perplexidade com a realidade. É isso, ela está perplexa com o que parece ser real. Na sala penumbrada os tons de vermelho sobressaem e ela olha vagarosamente da direita para a esquerda, como se quisesse ver, enquanto o filme continua em pausa e a panela fumega prevendo um incêndio que não acontecerá. Ela retoma o curso do fazer. Os milhos caem fazendo estardalhaço sob

Estrangeirismo

Estrangeirismo. Extranjero. Étranger. Étrange. Strange. Stranger. Estranho. Platão, pai da filosofia como nós a conhecemos desta metade da laranja, vê no estranhamento a origem da filosofia. O Homem começa a filosofar porque sente este estranho estranhamento do mundo. Eros é quem filosofa, esse daimon do intermédio que está entre a sabedoria e a falta de recursos. Eros é impulsionamento, e se não lhe houvesse a falta, não lhe haveria o movimento. Por outro lado, temos a já enxovalhada frase que afirma que "o Homem é um ser gregário". Vivemos no outro. Nos constituímos no jogo de identificação e diferenciação com o outro. No olhar do outro. No toque. É preciso estranhar. Mas é preciso pertencer também. A solidão é um tema arquetípico dos mais densos, e pertence ao mundo do estranhamento, da não pertença, do estrangeirismo em todo lugar. Quantas pessoas devem sentir-se assim em todo mundo, estrangeiras em qualquer lugar? "Eu não sou daqui, marinheiro só", deve chamar-

Soneteando meio torto.

Singrando em minha pele Teu corpo vai, sem hora E o tempo de outrora Não faz que se revele. Se não mais vivo aquele Penar que de outra vez Corroía minha tez Teu olhar que assim sele Compromisso de não ter às vistas de quem olha Compromisso algum de ser Pois que noite que o valha Se vem deste teu prazer Vale mil tu'a migalha.