Pular para o conteúdo principal

Metades

Não mais aceitar metades. Ou copo cheio, ou copo vazio.
Existem montes de textos sobre isso, e tenho-os visto muito recentemente em posts, blogs, scraps, links e toda essa mequetrefa cybernáutica de meus amigos e amigas. Nunca dei muita bola, porque sempre cheirei esses assuntos com cara de autoajuda. Nunca dou muita bola para textos de autoajuda.
Por outro lado, existe o conceito junguiano que sempre me caiu muito bem de sincronicidade. Se tantos textos sobre este assunto me aparecem à frente, motivo deve haver. Meu inconsciente chama essa temática à frente de meus olhos, como quem diz: ACORDA!
Foi essa a conclusão a que cheguei esta madrugada, porque as conclusões são filhas indissociáveis das madrugadas.
Em algum lugar da Bíblia, diz-se: "Venha quente ou venha frio, se vier morno te devoro!", ou algo do gênero. E é curioso olhar para trás  - e esse 'trás' começa no segundo passado da letra 'a' - e re-conhecer que foi sempre assim que vivera. Nunca me envolvia em nada em que não entrasse completamente, e no instante seguinte à minha libido esvaziar aqui e encher ali, já estava eu ali e não mais aqui. Nunca me envolvo em nada em que não entre completamente, e no instante seguinte à minha libido esvaziar aqui e encher ali, já estou ali e não mais aqui. E isso também no sentido inverso: coisas que se me impunham contingenciosamente rapidamente se transfromavam em algo do meu interesse, dignas do meu investimento libidinal (essa foi pr'aqueles que sempre reclamam que meus textos são psicológicos demais; informáticos é que não seriam, oras!).
O que há de novo nesta descoberta então? Em receber 'dicas' do inconsciente para atentar a isso, em resolver falar de um tema "tão autoajuda", eu começar o texto com essa frase? Há o outro lado da moeda: a coisa objeto de investimento. E o mote é: você está cem por cento naquilo, mas aquilo está cem por cento em você? Copo cheio ou copo vazio, escolha do líquido que o preenche. Que adianta estar cem por cento num copo com buraco, que só servirá de escoadouro para sua energia?
Então, dizer agora "copo cheio ou copo vazio" parte da perpesctiva do copo, deste querer estar cheio ou vazio. Cheio, mergulho; vazio, afasto. O único problema deste modus operandi - provavelmente a razão dele não ter sido considerado anteriormente - é que, ao depender não mais apenas do desejo da sua libido, de estar aqui ou ali, mas de estes aquis e alis quererem que sua libido lá com eles esteja, é a obrigatoriedade ética de suportar os muitos copos vazios que pela frente virão. É diferente, esvaziar um copo para encher outro, de simplesmente encarar o copo vazio e sustentá-lo até a maré cheia.
Não mais aceitar metades. Ou copo cheio ou copo vazio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É necessário dividir porque não se cabe em si mesma. Cena 1

Toda casa está apagada; há uma panela besuntada de azeite sobre o fogo alto da primeira boca direita do fogão. O filme está pausado. Toda a casa está apagada. A luz da cozinha lança penumbra sobre a sala e o banheiro. Ela já não cabe em si mesma e não sabe ao certo o que fazer com isso. Sai dois passos além da porta da cozinha, e, segurando o saco com seus últimos milhos, gira noventa graus para se deparar com a sala. Toda a casa está apagada. O que é isso que ela vê? A panela superaquecida fumega sobre a primeira boca direita do fogão, e ela não entende o que vê. Não não entende de um estado confusional, mas de uma certa perplexidade com a realidade. É isso, ela está perplexa com o que parece ser real. Na sala penumbrada os tons de vermelho sobressaem e ela olha vagarosamente da direita para a esquerda, como se quisesse ver, enquanto o filme continua em pausa e a panela fumega prevendo um incêndio que não acontecerá. Ela retoma o curso do fazer. Os milhos caem fazendo estardalhaço sob

Estrangeirismo

Estrangeirismo. Extranjero. Étranger. Étrange. Strange. Stranger. Estranho. Platão, pai da filosofia como nós a conhecemos desta metade da laranja, vê no estranhamento a origem da filosofia. O Homem começa a filosofar porque sente este estranho estranhamento do mundo. Eros é quem filosofa, esse daimon do intermédio que está entre a sabedoria e a falta de recursos. Eros é impulsionamento, e se não lhe houvesse a falta, não lhe haveria o movimento. Por outro lado, temos a já enxovalhada frase que afirma que "o Homem é um ser gregário". Vivemos no outro. Nos constituímos no jogo de identificação e diferenciação com o outro. No olhar do outro. No toque. É preciso estranhar. Mas é preciso pertencer também. A solidão é um tema arquetípico dos mais densos, e pertence ao mundo do estranhamento, da não pertença, do estrangeirismo em todo lugar. Quantas pessoas devem sentir-se assim em todo mundo, estrangeiras em qualquer lugar? "Eu não sou daqui, marinheiro só", deve chamar-

Não feliz.

Tudo bem? Não. Quantos esperam ouvir esta resposta quando cumprimentam alguém? Por que esta é uma resposta possível. Não, não estou bem. Não, as coisas não vão bem, e não, não está tudo bem comigo. Mas não é o que esperam, pois "tudo bem?" não é uma pergunta sincera. É apenas uma expressão idiomática usada para abrir comunicações informais. Quem pergunta não quer realmente saber se vc está bem ou se sofre. Quer apenas introduzir um assunto de interesse de ambos - ou não. E mais: quem pergunta, por mais que se importe, não quer mesmo ouvir que nada vai bem como resposta. É proibido não ser feliz. Se eu pergunto se está tudo bem, a resposta deve ser "sim, tudo vai bem comigo! e com você aí? Vai bem também? Tão bem como vai comigo? Tão bem ou melhor ainda?". Ora, deixem-me em paz! Deixem a tristeza em paz! Não, as pessoas não estão bem sempre e sim, tem horas em que tudo está uma grande merda. Mas por inúmeros motivos, ninguém sabe lidar com isso. Temos todos que se