Pular para o conteúdo principal

Contículos

1 - Expresso da madrugada.

Laranjeiras, ponto de ônibus, 1h30 de sexta-feira. Táxis e mais táxis sobem e descem, mas estamos esperando um ônibus. Estamos quem? Eu. E antes de mim um casal. E depois um cara. E um outro cara. Todos parecem se conhecer, menos eu, não conheço nehnum deles.
Pegamos todos o mesmo ônibus, chegado depois de longos 20 minutos. O que acontece é que esta é uma hora especial para os ônibus: é a hora em que todos os funcionários de todas as categorias de todos os bares e restaurantes da redondeza, que fecharam há meia hora, hora e meia, estão indo para suas respectivas casas. Eu tb estou indo pra casa, mas não trabalho (não mais) em restaurante, não conheço ninguém. Ao contrário deles. Todos se conhecem, ou ao menos agem como se. Conhecem o motorista e o cobrador, e o motorista e o cobrador conhecem a todos eles e elas também.
De General Glicério ao INES o ônibus lota. E lota no Largo do Machado também. E lota no Catete. Eles vão em direção à Penha. Riem, conversam, falam do fim do ano. O motorista faz gracinha com todos que entram, um chega dizendo: "Todo mundo tem 'caixinha' (de gorjeta de fim de ano), manobrista tem, garçom tem, cumim tem, só esse cobrador que não tem!"
O ônibus lota e eu ali, de preto, maquiada, sou um OVNI - objeto viajante não identificado - no meio deles. O ônibus, como as motos de corrida, encosta o joelho no chão a cada curva. Estou sentada no banco imediatamente atrás do cobrador, com o rosto ventilando na janela como ficam os cachorros nos carros, e percebo que será um longo caminho até a porta traseira, quando chegar a hora de saltar. Me levanto então um ponto antes, mas dois dos grandes passam na roleta justo nessa hora e galgam o corredor lentamente na minha frente. Um deles me pergunta: "vai saltar?", "ã-hã!", e ele tenta apressar o da frente.
Chego à porta traseira, ainda aberta, com o ônibus já arrancando do que seria o meu ponto, situação ideal para gritar, junto com todos os 49 que se amontoavam na escada; "Ei! Ôoo!!!! Ô piloto, vai saltar!"; é, nessas horas, é bom entrar no espírito da coisa, em Roma, como os romanos! Desço aos bancos e trarrancos, e um rapaz simpático sentado nos degraus da porta arremata: "Mas também, tem que demorar tanto pra chegar na porta?"
Da rua, abro os braços para o alto e retruco: "Poooooooorra!!!!..." E ele: "Ah, ô..."
Fecha-se a porta. Cai o pano.

2 - Insetos S.A.

Eu nunca fui de matar formiga. Inclusive sempre me incomodei muito com aquelas pessoas que, espontaneamente, sentadas à mesa, pressionam a ponta do indicador sobre a mais ínfima formiguinha que arrisca passear pela toalha, e continuam conversando, sem nem olhar para o cadáver, como se fosse um gesto autômato, como se fosse um nada. Isso pra mim, diz de pessoas que não tem o menor respeito pela vida, pela vida alheia, pelo direito de uma formiga de passear onde bem entender. Porque matar alguém que não está te ameaçando, ora bolas?
Eu cheguei uma vez a deixar um móvel fora do lugar e uns dias sem varrer aquele pedaço de chão porque formigas haviam se conferenciado ali por algum motivo, e eu esperaria até todas se dissiparem para poder arrumar a varandinha.
Eu nunca fui de matar formiga. Até vir morar num lugar onde elas passaram a não estabelecer uma convivência pacífica com o meu gato. Na verdade, eles não brigam entre si, e o Denker sequer jamais reclamou delas diretamente a mim. Mas, desde que acá me mudei, elas invadem peremptoriamente a comida do bichano. No início era pior. Eu as expulsava, mas ao fim do dia, havia muita ração no pote de formigas. Então, movi o prato do gato de lugar, achando que esta brilhante idéia me pouparia de chacinas diárias. Nada feito. Pelo contrário, bastam alguns minutos de algo saboroso no chão - sim, porque aqui em casa não há meio termo: ou se está no chão ou se está no teto - um copo vazio de um líquido qualquer, um guardanapo esquecido, um farelo de pão que tenha escapado, e logo passeiam as formiguentas a se amontoar.
Pois bem, tive de mudar meus princípios, pessoa flexível que sou: aspiro-as! Não que tenha me tornado uma verdadeira Formigal Killer, continuo criticando os indicadores amassantes, mas não espero mais horas até que saiam de dentro do copo pra que o lave. Sim, é verdade, eu lavo o copo com as formigas dentro!
Atire a primeira pedra quem nunca matou um mosquito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É necessário dividir porque não se cabe em si mesma. Cena 1

Toda casa está apagada; há uma panela besuntada de azeite sobre o fogo alto da primeira boca direita do fogão. O filme está pausado. Toda a casa está apagada. A luz da cozinha lança penumbra sobre a sala e o banheiro. Ela já não cabe em si mesma e não sabe ao certo o que fazer com isso. Sai dois passos além da porta da cozinha, e, segurando o saco com seus últimos milhos, gira noventa graus para se deparar com a sala. Toda a casa está apagada. O que é isso que ela vê? A panela superaquecida fumega sobre a primeira boca direita do fogão, e ela não entende o que vê. Não não entende de um estado confusional, mas de uma certa perplexidade com a realidade. É isso, ela está perplexa com o que parece ser real. Na sala penumbrada os tons de vermelho sobressaem e ela olha vagarosamente da direita para a esquerda, como se quisesse ver, enquanto o filme continua em pausa e a panela fumega prevendo um incêndio que não acontecerá. Ela retoma o curso do fazer. Os milhos caem fazendo estardalhaço sob

Estrangeirismo

Estrangeirismo. Extranjero. Étranger. Étrange. Strange. Stranger. Estranho. Platão, pai da filosofia como nós a conhecemos desta metade da laranja, vê no estranhamento a origem da filosofia. O Homem começa a filosofar porque sente este estranho estranhamento do mundo. Eros é quem filosofa, esse daimon do intermédio que está entre a sabedoria e a falta de recursos. Eros é impulsionamento, e se não lhe houvesse a falta, não lhe haveria o movimento. Por outro lado, temos a já enxovalhada frase que afirma que "o Homem é um ser gregário". Vivemos no outro. Nos constituímos no jogo de identificação e diferenciação com o outro. No olhar do outro. No toque. É preciso estranhar. Mas é preciso pertencer também. A solidão é um tema arquetípico dos mais densos, e pertence ao mundo do estranhamento, da não pertença, do estrangeirismo em todo lugar. Quantas pessoas devem sentir-se assim em todo mundo, estrangeiras em qualquer lugar? "Eu não sou daqui, marinheiro só", deve chamar-

Não feliz.

Tudo bem? Não. Quantos esperam ouvir esta resposta quando cumprimentam alguém? Por que esta é uma resposta possível. Não, não estou bem. Não, as coisas não vão bem, e não, não está tudo bem comigo. Mas não é o que esperam, pois "tudo bem?" não é uma pergunta sincera. É apenas uma expressão idiomática usada para abrir comunicações informais. Quem pergunta não quer realmente saber se vc está bem ou se sofre. Quer apenas introduzir um assunto de interesse de ambos - ou não. E mais: quem pergunta, por mais que se importe, não quer mesmo ouvir que nada vai bem como resposta. É proibido não ser feliz. Se eu pergunto se está tudo bem, a resposta deve ser "sim, tudo vai bem comigo! e com você aí? Vai bem também? Tão bem como vai comigo? Tão bem ou melhor ainda?". Ora, deixem-me em paz! Deixem a tristeza em paz! Não, as pessoas não estão bem sempre e sim, tem horas em que tudo está uma grande merda. Mas por inúmeros motivos, ninguém sabe lidar com isso. Temos todos que se