Pular para o conteúdo principal

Tudo sobre assalto.

Tudo o que você sempre quis saber sobre assalto, mas os ladrões nunca tiveram tempo de te responder.

Madrugada de sexta 20 para sábado 21/11/2009. Lapa, Rio de Janeiro, Brasil.

Nada melhor para a fome das 3 da manhã do que as barraquinhas da Lapa. Tem cachorro-quente, salsicha ou linguiça, com ou sem pleto. Tem hamburguer, x-burguer, x-tudo, x-bacon, x-egg-bacon-salada-tudo-burguer, tem milho, tem salsichão, tem queijo coalho. E tem pizza. Quero uma dessa aqui, meu amigo também. E um guaravita. Prontas, agora vamos sentar ali nos degraus do gramadinho. Muito boa, que pizza gostosa a essa hora! Mas e esse rapaz que passa frente a nós, perto demais? Tem nada não, é apenas mais um ser humano existindo por aqui.
Exceto pelo: "Calminha aí, vou levar só o celular!" "NÃO!", e me curvo protegendo meu colo da mão insidiosa. O que ele não contara, na frase anterior é que ele era cinco. Ou seis. Me debato, mas a mão continua investindo contra meu estômago, derruba minha pizza, outra mão me acerta a boca, outra mão me alcança o escapulário no pescoço, outra mão, alcança o bolso do meu amigo, outra mão arranca-lhe a correntinha que tinha desde pequeno. Minhas mãos lutam uma contra a mão que me alcança o celular, outra contra a que me arranca e leva metade do escapulário, fico com metadinha. Vão-se. E com eles o dinheiro e cordão do meu amigo, meu celular, metade do meu escapulário, meu dinheiro, minhas chaves de casa, meu cartão do banco, a capa da minha máquina, onde tudo estava.
Vão-se? Não é possível. Meu sangue quente de batráquio ferve. Me levanto, não é possível. Não é possível!!! Vou atrás! Meu amigo - vamos chamá-lo de Rená - tenta me dissuadir da idéia, mas nada pára uma locomotiva sem freios. Vou atrás, mas cadê-los? Vejo uma estação policial estacionada no mesmo lugar de sempre, a menos de dez metros de onde lutávamos com várias mãos. Vou até lá e com os olhos cheios de água e fogo, invisto: "Acabamos de ser roubados, nos levaram tudo, não tenho como entrar em casa, façam algo!" Eles são dois, como Rená e eu somos dois e como os ladrões eram seis - ou cinco. Andam alguns centírmetros na direção de onde dissemos que tudo ocorreu. Nada podem fazer. Faço-os andar mais um pouco comigo. Nada podem fazer. Reclamo. Desafio. Atrevo-me. Nada podem fazer. Nada podem fazer? Vocês estão aqui todos os dias, insisto, vocês sabem perfeitamente quem são as pessoas que atuam por aqui, atancando indefesos comedores de pizza!!! Não é possível. Me dizem que só poderiam fazer algo, se eu identificasse agora os ladrões, em algum lugar. Eu, que deveria estar sob a proteção deles, é quem tem que dar a cara a tapa. Me dizem que se fosse a irmã deles, a esposa, a mãe... que sabem como é, mas que... Mas que o que???? Eu desafio novamente: "Duvido que se fosse a sua esposa você estaria aqui parado dizendo a ela isso que me diz agora!" E parados ficaram.
Fervendo, rodei toda a Lapa. No caminho, ainda pude traumatizar um rapaz que nunca mais virá encostar numa menina desconhecida sem ser convidado. Já que a polícia pára, eu rodo. Decidida que estava a recuperar minhas chaves por mim mesma, já que a polícia pára. Mas os rapazes são faceiros, já deviam estar há horas dali. Ou muito perto, invisíveis, rindo da minha panacéia. Rená esforçava-se por acompanhar meu passo, desviar dos obstáculos que eu atropelava, tentar me alcançar e me fazer parar. Enfim, desisti, frustrada e com muita raiva da negligência alheia. Voltei à estação dos palhaciais e avisei-lhes que queria fazer um R.O - registro de ocorrência, termo que, sincrônicamente, aprendera por aqueles dias - e me disseram que só na delegacia mais próxima. Nem pra isso serviam. O que diabos estariam mesmo fazendo lá?
O celular de Rená, que milagrosamente escapou ileso, serviu-nos para contactar outros amigos que estavam pelas redondezas. Estes nos levaram até a famigerada delegacia da Gomes Freire. No caminho, eu quicava como boxeador e esmurrava muros até ficar com a mão roxa. Fervia.
Já na delegacia, vivi situações perfeitas exemplares do dito: "seria cômico se não fosse trágico!" Fui atendida por um "Inspetor de polícia" - seja lá o que isso queira dizer - que me recebeu com a seguinte pérola, dentre outras: "Minha senhora, o que aconteceu não é culpa minha!" Deve ser minha então. A essa altura, Rená já havia sido levado por outros amigos embora, e um outro - vamos chamá-lo de Sellos - me acompanhava na feitura do R.O. Sellos me segurava na cadeira e me apertava, sinalizando que eu deveria evitar dar as respostas que me vinham, a cada desaforo descabido do Espetor de palhícia. Me perguntou se havia um rapazote assim, assim e assado no meio deles, e embora eu dissesse que não lembrava, que não poderia reconhcer ninguém além do que estava diretamente na minha frente - e mesmo assim, pero no mucho - me fez ir pra sala de reconhecimento. Registro no livro do "Esta é a sua vida, querida!": eu estava às 3h40 da manhã de um sábado, num cubículo olhando por um vidro, onde um MENOR DE IDADE  era coagido a olhar diretamente para o que ele enxergava como espelho, sob frases do tipo: "olha pra frente, rapá, ou você acha que só porque é menor vou te livrar a cara?", e empurrões e afins. Estava em Hollywood.
Ao final do R.O., em que o espetor oscilava entre mais manso e desagradável, ainda ouvi: "Olha, psicóloga precisa ser mais calma, como vai atender os pacientes assim?" "OS MEUS PACIENTES NÃO ME ATACAM NO MEIO DA RUA!" É mole ou quer mais? Eu queria ser filha de ministro do TJ nessas horas. Ou de um coronel qualquer, já ajudava. Disse também que era bom - "BOM"?!?!?! - pra eu ver que não se deve andar por esses lugares. "Esses lugares - respondi - é onde eu MORO!"
Saí de lá, enfim, com um R.O. e nenhuma solução, já que não serviu nem mesmo pra amenizar o prejuízo, já que a CLARO não aceitou o documento pra anular minha carência, por causa de dois meses. Sellos me deixou na casa de meus parentes, onde sei que posso me abrigar das enchentes, e foi-se. Já pra mim, a saga ainda estava apenas na metade. Uma boca roxa e muitos desacatos de palhaciais depois, eu ainda tinha que cancelar cartão de banco e pedir outro, bloquear chip e aparelho de celular, arrumar um chaveiro pra poder entrar em casa, providenciar um celular novo com meu número de volta, desinchar os olhos de tanta raiva.
No fim das contas, o saldo para os ladrões foi de uma correntinha e meia, 3 chaveiros velhos e 80 pratas, que dividindo entre eles, não daria lá grandes coisas. Ah, e uma capinha de máquina fotográfica que pode servir pra guardar suas drogas e afins.
Já pra mim...
Dinheiro roubado: R$60,00
Chaveiro: R$160,00
Escapulário na Vozes: R$13,00
Celular da Hello Kitty SEM desconto na Claro com chip novo: R$543,00
Poder contar essa história no meu blog: NÃO TEM PREÇO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É necessário dividir porque não se cabe em si mesma. Cena 1

Toda casa está apagada; há uma panela besuntada de azeite sobre o fogo alto da primeira boca direita do fogão. O filme está pausado. Toda a casa está apagada. A luz da cozinha lança penumbra sobre a sala e o banheiro. Ela já não cabe em si mesma e não sabe ao certo o que fazer com isso. Sai dois passos além da porta da cozinha, e, segurando o saco com seus últimos milhos, gira noventa graus para se deparar com a sala. Toda a casa está apagada. O que é isso que ela vê? A panela superaquecida fumega sobre a primeira boca direita do fogão, e ela não entende o que vê. Não não entende de um estado confusional, mas de uma certa perplexidade com a realidade. É isso, ela está perplexa com o que parece ser real. Na sala penumbrada os tons de vermelho sobressaem e ela olha vagarosamente da direita para a esquerda, como se quisesse ver, enquanto o filme continua em pausa e a panela fumega prevendo um incêndio que não acontecerá. Ela retoma o curso do fazer. Os milhos caem fazendo estardalhaço sob

Estrangeirismo

Estrangeirismo. Extranjero. Étranger. Étrange. Strange. Stranger. Estranho. Platão, pai da filosofia como nós a conhecemos desta metade da laranja, vê no estranhamento a origem da filosofia. O Homem começa a filosofar porque sente este estranho estranhamento do mundo. Eros é quem filosofa, esse daimon do intermédio que está entre a sabedoria e a falta de recursos. Eros é impulsionamento, e se não lhe houvesse a falta, não lhe haveria o movimento. Por outro lado, temos a já enxovalhada frase que afirma que "o Homem é um ser gregário". Vivemos no outro. Nos constituímos no jogo de identificação e diferenciação com o outro. No olhar do outro. No toque. É preciso estranhar. Mas é preciso pertencer também. A solidão é um tema arquetípico dos mais densos, e pertence ao mundo do estranhamento, da não pertença, do estrangeirismo em todo lugar. Quantas pessoas devem sentir-se assim em todo mundo, estrangeiras em qualquer lugar? "Eu não sou daqui, marinheiro só", deve chamar-

Não feliz.

Tudo bem? Não. Quantos esperam ouvir esta resposta quando cumprimentam alguém? Por que esta é uma resposta possível. Não, não estou bem. Não, as coisas não vão bem, e não, não está tudo bem comigo. Mas não é o que esperam, pois "tudo bem?" não é uma pergunta sincera. É apenas uma expressão idiomática usada para abrir comunicações informais. Quem pergunta não quer realmente saber se vc está bem ou se sofre. Quer apenas introduzir um assunto de interesse de ambos - ou não. E mais: quem pergunta, por mais que se importe, não quer mesmo ouvir que nada vai bem como resposta. É proibido não ser feliz. Se eu pergunto se está tudo bem, a resposta deve ser "sim, tudo vai bem comigo! e com você aí? Vai bem também? Tão bem como vai comigo? Tão bem ou melhor ainda?". Ora, deixem-me em paz! Deixem a tristeza em paz! Não, as pessoas não estão bem sempre e sim, tem horas em que tudo está uma grande merda. Mas por inúmeros motivos, ninguém sabe lidar com isso. Temos todos que se