Pular para o conteúdo principal

Tristeza não tem fim.

Todos os problemas da vida um dia acabam. E o que sobra depois? Alívio, poderia-se dizer? Talvez, mas não teria tanta certeza disso. Quando os problemas se vão, o que fica no lugar é um imenso vazio, um buraco onde houvera algo forte e intenso que nos ocupara dia e noite. Quando as alegrias se vão, somos tomados de serenidade, uma sensação de que vivemos algo bom, que infleizmente não está mais lá, mas que pelo menos, um dia aconteceu. É como se a felicidade, ao sair, não deixasse seu lugar vazio, deixa-nos um sentimento de que somos completos porque já fomos felizes. Se recebemos uma notícia muito boa - passei no vestibular! - essa felicidade dura um tanto, e, passada a euforia, o contentamento, fica a satisfação da alegria consumada: sim, eu pertenci a este momento de existência em que fui feliz. A Felicidade nos toma.
Já a tristeza não. Nós é que a tomamos. Quando se vai, fica um tremendo vazio - isso tudo pra quê? Uma vez li - ou alguém me contou, ou foi uma conversa, é dessas coisas que a gente ouve o galo cantar e não sabe onde - sobre um estudo de psiquiatria e/ou neurologia que afirmava: depressão (tristeza) vicia. Alegava que o sentimento ruim provocava uma sensação em determinada área do cérebro que é da mesma monta que aquilo que pode produzir um alucinógeno, uma bebida, cigarro, ou qualquer outra coisa que vicie - sexo, chocolate, pra citar os bons. Depois que li (ouvi) isso, nunca mais esqueci. Essa informação me marcou profundamente. Eu que sempre tive tendências a melancolizar - call me bipolar if you will - passei a ser assombrada pela possibilidade do vício a cada período de melancolia mais extenso.
Quão aterrador: meu deus, e se eu não tiver motivos para estar triste??? E se eu me forçar a ficar triste, como da vez que me forcei a voltar a fumar cigarros intragáveis só porque gosto? Dois problemas graves nessa situação: o primeiro, e mais óbvio é o fato de se perder tanto tempo infeliz, quando não se teria motivos para isso e poderia-se estar aproveitando a vida de outra forma. O outro problema, menos óbvio, mas mais grave ao meu ver é que isso seria a total e completa deslegitimação do meu sofrer!!! Como assim, vício? Não estou sofrendo por merecimento, por causas internas ou externas, porque o mundo é cruel, mas sim porque "dá onda"??? Onde já se viu! Não senhor, meu sofrimento é legítimo!
Acho que deve ser mais ou menos assim que funciona na hipocondria, ou naquelas pessoas que, ao mais simples cumprimento "olá, tudo bem?" já dissertam uma ladainha sobre como tudo vai mal, como sou doente/pobre/infeliz/sozinho/culpado, etc, etc, etc.
Neurose ou vício a questão é que sofrer faz falta. O sofrimento, a tristeza, melancolia, é algo tão inundante que quando escoa deixa-nos como naufragos perguntando o que aconteceu, onde está tudo, quem somos. Mas o ruim disso tudo é que esse lugar ocupado é tão forte, tão intenso, que muitas vezes, nos mantemos na melancolia justamente para não ter que lidar com o vazio que vem depois. Arrumamos problemas onde existe simplicidade, vemos a vida pelos ângulos mais difíceis, choramos nossas lamentações, nos sentimos sufocados - mas as mãos que apertam nossos pescoços são as nossas mesmas.
Tudo isso sobre isso aqui, porque me disse - eu mesma mo disse: less "crying like a baby" and more of "ok, that's what I want".

(post curto, porque estou de saída, pondo em prática a máxima que admoestei a mim mesma...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É necessário dividir porque não se cabe em si mesma. Cena 1

Toda casa está apagada; há uma panela besuntada de azeite sobre o fogo alto da primeira boca direita do fogão. O filme está pausado. Toda a casa está apagada. A luz da cozinha lança penumbra sobre a sala e o banheiro. Ela já não cabe em si mesma e não sabe ao certo o que fazer com isso. Sai dois passos além da porta da cozinha, e, segurando o saco com seus últimos milhos, gira noventa graus para se deparar com a sala. Toda a casa está apagada. O que é isso que ela vê? A panela superaquecida fumega sobre a primeira boca direita do fogão, e ela não entende o que vê. Não não entende de um estado confusional, mas de uma certa perplexidade com a realidade. É isso, ela está perplexa com o que parece ser real. Na sala penumbrada os tons de vermelho sobressaem e ela olha vagarosamente da direita para a esquerda, como se quisesse ver, enquanto o filme continua em pausa e a panela fumega prevendo um incêndio que não acontecerá. Ela retoma o curso do fazer. Os milhos caem fazendo estardalhaço sob

Estrangeirismo

Estrangeirismo. Extranjero. Étranger. Étrange. Strange. Stranger. Estranho. Platão, pai da filosofia como nós a conhecemos desta metade da laranja, vê no estranhamento a origem da filosofia. O Homem começa a filosofar porque sente este estranho estranhamento do mundo. Eros é quem filosofa, esse daimon do intermédio que está entre a sabedoria e a falta de recursos. Eros é impulsionamento, e se não lhe houvesse a falta, não lhe haveria o movimento. Por outro lado, temos a já enxovalhada frase que afirma que "o Homem é um ser gregário". Vivemos no outro. Nos constituímos no jogo de identificação e diferenciação com o outro. No olhar do outro. No toque. É preciso estranhar. Mas é preciso pertencer também. A solidão é um tema arquetípico dos mais densos, e pertence ao mundo do estranhamento, da não pertença, do estrangeirismo em todo lugar. Quantas pessoas devem sentir-se assim em todo mundo, estrangeiras em qualquer lugar? "Eu não sou daqui, marinheiro só", deve chamar-

Não feliz.

Tudo bem? Não. Quantos esperam ouvir esta resposta quando cumprimentam alguém? Por que esta é uma resposta possível. Não, não estou bem. Não, as coisas não vão bem, e não, não está tudo bem comigo. Mas não é o que esperam, pois "tudo bem?" não é uma pergunta sincera. É apenas uma expressão idiomática usada para abrir comunicações informais. Quem pergunta não quer realmente saber se vc está bem ou se sofre. Quer apenas introduzir um assunto de interesse de ambos - ou não. E mais: quem pergunta, por mais que se importe, não quer mesmo ouvir que nada vai bem como resposta. É proibido não ser feliz. Se eu pergunto se está tudo bem, a resposta deve ser "sim, tudo vai bem comigo! e com você aí? Vai bem também? Tão bem como vai comigo? Tão bem ou melhor ainda?". Ora, deixem-me em paz! Deixem a tristeza em paz! Não, as pessoas não estão bem sempre e sim, tem horas em que tudo está uma grande merda. Mas por inúmeros motivos, ninguém sabe lidar com isso. Temos todos que se